Cardume

peixes e aquários e a lembrança

Rute Ferreira
2 min readSep 7, 2024
Aquário na sala, de Henri Matisse, 1912

Há isso: o cardume. Dezenas, centenas, milhares de peixes na errática solidão do oceano à meia noite [nunca esqueço quando ele me falou da solidão de um peixe no oceano à meia noite, eu o amei ali.

A errática solidão — como se uma solidão pudesse vagar e essa vaga.

Em português, vagas e ondas tem o mesmo significado e isso me parece natural.

Mas há isso: o cardume. Os peixes em volta de mim, no desespero abissal de tudo que é vivo e respira.

Queria ficar em silêncio mas o cardume produz um som: […]

as barbatanas as guelras os grandes olhos

[sobretudo os grandes olhos

toda a anatomia de um peixe que veio morar no meu peito

esquecendo que meu peito é sem água.

Em espanhol, embora água seja uma palavra feminina, o artigo que a antecede é o masculino el, exceto se não me engano, no plural. Mas aqui só não há água.

Então há isso: o cardume. Em volta de mim e por dentro dos meus cabelos

contando um dois três quatro fios brancos

respirando água e desejando sal

perguntando colocações pronominais sem nenhum sentido

e o oceano à meia noite

esse lugar terrivelmente solitário

o fundo das águas que — ele me disse — são ainda ignorados

esse lugar gela meu corpo e minha pele reluzente de repente afasta o cardume e o peixe solitário [como o oceano, ele me disse, à meia noite]

mas o peixe solitário procura lugar no meu peito

e é tarde

não há água em mim que ele possa

e não há nenhuma água num coração de tanta terra

me bastou uma palavra

sempre é só uma palavra e eu […]

Não há água mais aqui

Já não há nenhuma água e o silêncio do meu peito é abissal e não há nenhuma água mas o silêncio é abissal como aquele do oceano à meia noite.

O silêncio é um abismo e eu […]

Em inglês, o verbo da paixão é o mesmo da queda — sorte a minha que eu penso em português, ouvi dizer.

Mas já não há nenhuma água. E havia tanta água. Sempre era tanta água mas bastava uma palavra porque é sempre uma palavra.

Já não há nenhuma água.

--

--